Programa Jovem Aprendiz – Inscrições e Vagas

O governo disponibiliza alguns programas de assistência principalmente para a  porcentagem da população que carece de alguns recursos. Assim como jovens que estudam, mas muitas vezes querem adquirir uma independência maior no âmbito financeiro. Para esse objetivo, foi criado o Jovem Aprendiz.

O que possibilitou a entrada de jovens no mercado de trabalho, priorizando aqueles de baixa renda. Isso gera novos aprendizados para essa parte da população, os preparando e treinando para que se desenvolvam profissionalmente.

O programa Jovem Aprendiz oferece todos os direitos trabalhistas, assim como carteira assinada, no entanto, tem uma jornada de trabalho reduzida, pois os jovens que fazendo parte desse programa, normalmente estão estudando no horário contrário do que trabalham.

Emprego e Programa Jovem Aprendiz – Inscrição e Vagas
foto(reprodução/internet)

Essa flexibilidade de horário, permite que seja possível conciliar os estudos com trabalho, de maneira que um não interfira no outro.

Mesmo o programa existindo há alguns anos, muitas pessoas ainda não conhecem o Jovem Aprendiz. É uma das melhores possibilidades de ingressar no mercado de trabalho, pois dá chance para aqueles jovens que nunca tiveram oportunidades de ter experiências profissionais. Saiba como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz, ao longo deste artigo. 

ANÚNCIO

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

Este programa consiste em algumas políticas públicas que foram criadas para inserir os jovens no mercado de trabalho. Podendo participar, apenas, jovens que nunca tiveram outras experiências profissionais antes.

Por meio desse programa, a pessoa que quiser participar será remunerada e poderá fazer um curso profissionalizante, o que o impulsiona para o próximo emprego. O jovem aprenderá a desempenhar funções e ter mais autonomia financeira, visto que recebera um salário mensal. 

Como funciona o programa?

O programa Jovem Aprendiz é dividido em duas etapas, a primeira etapa consiste em um aprendizado em sala de aula, em que o jovem começa a fazer um curso de qualificação, em uma área específica, por alguma instituição que trabalha em conjunto com este programa, para proporcionar uma formação completa

Enquanto o jovem faz o curso, ele também recebe por isso, como se estivesse trabalhando efetivamente. O programa acredita que isso gera um incentivo maior. A idade mínima para se inscrever é de 14 anos, sendo necessário que você esteja matriculado no ensino fundamental ou médio, a idade máxima é de até 24 anos. Fique atento a data de início  do processo seletivo. 

Como faço para me inscrever?

Não existe um processo único de inscrição. Há sites que disponibilizam vagas que são ligadas ao programa Jovem Aprendiz, mas há vários canais de busca. Você pode ir diretamente em empresas que são parceiras e se candidatar, ou se inscrever em sites que atuam como parceiras das empresas contratantes.

Um site muito famoso que faz essa ponte, é o CIEE. Muito fácil de usar, você pode fazer seu cadastro no site, e montar o seu currículo, a plataforma é sempre atualizada com novas vagas de acordo com seu perfil. 

Caso você seja chamado para alguma entrevista e seja contratado, existem alguns documentos necessários, como: CPF, Identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência. A empresa contratante pode pedir outras informações suas, isso varia de acordo com cada instituição. 

D toda forma, esteja sempre preparado com esses documentos, pois são os mais exigidos nos processos seletivos das empresas.

ANÚNCIO