Estágio – Saiba como ser efetivado logo depois da faculdade

O estágio é o sonho de todo jovem universitário, no entanto, é bem difícil passar nas etapas de contratação. Mas, logo depois de passar, vem aquela dúvida frequente: como posso conseguir a minha efetivação e continuar empregado, logo depois da faculdade?

Sim, o estágio é uma grande oportunidade para conseguir um emprego fixo logo em seguida de ter saído da faculdade. No entanto, não é tão difícil quanto parece, basta apenas você ser um estagiário dedicado, que se destaca nas suas atividades cotidianas e que está apto a somar sempre.

Para isso, saiba como ter as melhores atitudes e iniciativas, sendo ainda um estagiário e consiga a tão sonhada vaga, para não haver preocupação nos restantes finais da sua graduação e faça seu TCC tranquilamente!

Estágio
Foto (Reprodução da internet)

Resultado é bom e o chefe gosta!

Mostre aos líderes que você é capaz de oferecer resultados significativos para o negócio. Portanto, se dedique ao máximo às suas atividades e dê sempre o seu melhor, gerando resultados impecáveis para a equipe, de acordo com as qualidades informadas no seu perfil do CIEE.

Dessa forma, você mostra que sabe o que quer e entende o que está fazendo. Além disso, essa atitude demonstra que você tem muito a contribuir com a empresa, demonstrando o seu valor para o negócio.

Vai lá e se destaca, rapaz!

Normalmente, os estagiários tem uma lista de atividades que precisam executar todos os dias. Porém, para ser efetivado, é bom que você não fique preso com o que foi pedido a você e busque crescer dentro da empresa.

Por isso, sempre que encontrar um problema ou algum colega que precisa de ajuda, busque fazer o máximo para ajudar. Também tenha iniciativa para buscar tarefas que vão além do que foi designado para você e auxiliar a empresa a alcançar os seus objetivos estratégicos.

Mas, calma…. Não tente mostrar trabalho e chamar atenção, pois isso pode te levar  a  aceitar mais tarefas do que é capaz de entregar. Se as tarefas que foram recebidas são simples e já estão feitas, é possível se oferecer para realizar outras funções.

Seja intenso

O estagiário foi chamado para aprender, mas, expresse seus interesses pelos valores da empresa, acredite no que você faz e carregue isso como filosofia de trabalho. Dessa maneira, será mais fácil encarar os desafios para poder superá-los.

Faça muito em pouco tempo

A lei não permite que estagiários trabalhem mais do que seis horas, até porque ainda têm de estudar, seja na faculdade ou ensino médio. Se for possível, utilize bem essas horas a menos, para melhorar suas habilidades. Pode ser em cursos, estudo sozinho ou mesmo conversas com profissionais mais experientes.

Ética, ética e mais ética

Faça sempre uma análise sobre o seu comportamento e busque manter os seus valores em primeiro lugar. Além disso, dê valor a colaboração no lugar da competição entre os seus colegas, e não passe por cima de ninguém para conseguir algum benefício.

Não trabalhe buscando efetivação

Trata-se de um estágio que vai ajudar na sua carga horária na faculdade e no seu futuro profissional. Portanto, faça da sua efetivação uma consequência e não um objetivo final. Pois, Afinal, para você é importante permanecer em uma empresa que pode contribuir com a sua carreira, não é mesmo?

Lembre-se, seu chefe sempre vai ter a oportunidade de contratar novos estagiários quando o período de estágio dos outros acaberem. Mas, vendo que existe um estagiário destacado e bom no que faz, antes mesmo de ser um funcionário, ele não vai querer perder a oportunidade de perder essa chance de ter o melhor na sua equipe!