Imagine o trailer de um filme, que te passa uma primeira impressão sobre como será a história. É dessa forma que funciona um currículo. O desejoso por uma vaga, deverá elencar suas melhores qualidades e experiências a fim de passar uma boa primeira impressão. Não esqueça também, de transparecer quem você realmente é.
Lembre-se que todas as informações colocadas no documento, devem ser legítimas e organizadas de forma a deixar a leitura e análise facilitadas. O recrutador, analisa vários currículos por vez, então o seu precisa se destacar.
Conheça dicas que irão deixar seu currículo atual e atraente para os diversos estilos de recrutamento:
Título
Prefira escrever seu nome, ao invés de escrever “currículo” ou “curriculum vitae”. O recrutador já sabe que se trata de um currículo e além disso, os especialistas afirmam que as informações pessoais é a primeira coisa que será observada. Muitas empresas preferem candidatos que morem mais próximo ao possível novo emprego, por exemplo.
Foto
Não é algo obrigatório. Se você optar por utilizar uma foto, tendo consciência de que o cargo ou empresa em que vai atuar exigem isso, prefira uma foto formal (não precisa ser uma foto de documento, estilo 3X4), basta não ser uma foto “desleixada”, ou seja, com cabelo, roupa ou ambiente não adequados.
Algumas dicas para uma foto adequada são:
- Evite filtros ou aplicativos, que alterem demais a sua imagem ou a cor da foto. Precisa ser algo, o mais natural possível.
- Procure tirar uma foto que destaque o seu rosto e que seja tirada em um ambiente neutro.
- Não tire fotos com pessoas ou animais.
- Procure ser “simpático”, pode até lançar mão de um sorriso.
Objetivo
Evite frases como: “aceito qualquer vaga” ou “quero trabalhar para qualquer função”. Isso passa uma imagem de “desespero”, além de não demonstrar muito bem suas aptidões. Pense como um recrutador que precisa escalar funcionários para diversas áreas, nessas condições as pessoas que têm aptidões específicas se destacam.
Informe a vaga a qual está interessado. Dessa forma, você estará deixando claro sua intenção de vaga para que a empresa analise seu perfil da melhor maneira. Caso não saiba quais são as vagas específicas que a empresa está ofertando, procure informar uma vaga que mais se encaixe com seu perfil profissional e com o estilo da empresa.
Formação
Informe os cursos que tem a ver com a vaga pretendida. Prefira também, em ordem de prioridade, os cursos que tenham mais de 100 horas de duração, como: graduação, pós graduação, extensão, MBA e mestrado ou doutorado. Em seguida liste os cursos técnicos e profissionalizantes.
E a dica mais importante aqui é: não coloque informações falsas. Pesquisas apontam que essa parte do currículo, é a que tem mais índices de informações mentirosas. Já pensou, conquistar uma vaga e depois ser demitido por ter fornecido algo que não condiz com sua realidade no currículo?
Experiência
Fale sobre as experiências que têm a ver com a vaga. Misturar todo tipo de trabalho não irá impressionar o recrutador. Se está se candidatando a uma vaga de eletricista, por exemplo, não adianta elencar a sua vivência como motoboy.
Quando for preencher esse campo, coloque o nome da empresa a qual atuou, o cargo que exerceu e o período em que permaneceu no emprego. Lembre-se de escrever essas informações de forma que a escrita seja clara. Pode organizar em forma de lista, para que a compreensão seja mais efetiva.
Habilidades
As habilidades são nada mais, nada menos do que as qualidades que você acredita que possua. Procure ser o mais sincero possível nessa parte também, porque é extremamente fácil descobrir qual qualidade você não possui profissionalmente falando.
Confira a lista de algumas habilidades interessantes para elencar no seu currículo:
- Capacidade de liderança
- Iniciativa
- Compreensão interpessoal e empatia
- Flexibilidade
- Trabalho em equipe
- Prestatividade
- Competitividade