Como parar de procrastinar no ambiente de trabalho

A procrastinação é uma mal enfrentado por muitas pessoas não apenas no ambiente profissional, mas na vida. Trata-se de um círculo vicioso que faz com que as pessoas não consigam desenvolver as atividades que precisam dentro dos prazos estabelecidos. 

Nós vivemos em uma época em que a tecnologia ajuda em muitas atividades que precisamos desenvolver, no entanto, em muitos caso, ela acaba atrapalhando.

Os profissionais que precisam trabalhar na frente de um computador são um dos mais afetados porque sempre surge aquela mensagem ou e-mail irresistíveis de ler, sabe? Então essas coisas acabam atrapalhando o processo. 

procrastinar
Fonte:imagem/internet

Um outro fator que acaba gerando a procrastinação é o acúmulo de atividades que faz com que o profissional tenha que ficar selecionando aquilo que é mais ou menos importante.

O significado da palavra procrastinação inclui: deixar para depois, adiar ou protelar. Você faz essas coisas no seu trabalho, principalmente em atividades importantes?

Conheça agora, algumas dicas que irão te ajudar a sair da procrastinação e se desenvolver profissionalmente. Mas atenção! É necessário colocar essas dicas em prática, combinado?

Afaste as distrações

Esse é um dos pontos mais difíceis e ao mesmo tempo um dos mais importantes. Nós vamos te dar 10 segundinhos para que você possa pensar um pouco, sobre qual é o objeto que mais tira a atenção das pessoas no trabalho, atualmente? 

Muito provavelmente a sua resposta final, foi o celular. Isso mesmo. Nós utilizamos esse aparelho para absolutamente tudo.

São aplicativos de mensagens, redes sociais, aplicativos de bancos, lembretes para beber água, mensagem da operadora. Se formos falar aqui tudo que se faz com um celular, escreveríamos um livro, não é verdade?

O fato é que: esse objeto é extremamente importante para as nossas atividades cotidianas, no entanto, algumas pessoas passam um pouco dos limites e não conseguem desenvolver nem uma outra atividade quando estão com o celular por perto. Isso é ruim, a falta de controle. 

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo, muitos especialistas estão afirmando que o vício no celular está sendo comparado ao uso de drogas. Muitas pessoas simplesmente não conseguem ficar nem meia hora sem manusear o aparelho e isso atrapalha a rotina de qualquer trabalho. 

Procure criar mecanismos para se afastar do aparelho celular. Fique alguns minutos sem mexer no aparelho e depois estabeleça horas. Quando começar o trabalho que precisa ser feito esqueça de todo o resto e se concentre. Dica básica, né? Porém é fundamental. 

Anote suas tarefas

Anote as tarefas que precisam ser feitas por ordem de prioridade. Em primeiro lugar as mais importantes ou urgentes e por último as que têm um grau menor de urgência mas que precisam ser feitas.

Isso ajuda a visualizar o trabalho que ainda precisa ser feito e serve como um estímulo quando você observar o quanto já produziu. 

Otimize seu tempo

Procure mecanismos para conseguir realizar as suas tarefas com qualidade e em um espaço de tempo cada vez menor. Isso faz com que você possa crescer e se desenvolver dentro da área ao qual atua porque estará otimizando os seus processos.

Nós separamos aqui, algumas dicas que irão te auxiliar a otimizar o seu tempo no trabalho.

  • Discipline horários para conversas e análise de assuntos que não são relacionados ao trabalho. 
  • Evite acumular funções
  • É melhor focar nos resultados em detrimento do tempo. Essa atitude faz com que você produza mais e não fique preso ao relógio.
  • Se planeje, mas não fique preso a esse planejamento. Mude quando for necessário

Crie recompensas

Essa coisa das recompensas funcionam muito com crianças não é verdade? Geralmente falamos para elas: “se você comer toda a comida, vai ganhar um sorvete”. Você sabia que o nosso cérebro trabalha melhor quando colocamos uma recompensa para nós mesmos após o cumprimento de alguma atividade?

Por isso muitas empresas trabalham com premiação para os seus funcionários e elas observam que os mesmos se tornam mais motivados e produtivos porque ficam focados no prêmio fina. Você deve estar se perguntando: “como eu posso fazer isso comigo mesmo?”.

A resposta para essa pergunta é bem simples. Imagine alguma coisa que você goste muito de fazer após um exaustivo dia de trabalho? Foque nesse aspecto. E pense nele todas as vezes em que precisar cumprir alguma demanda. Com certeza isso servirá de estímulo para que você possa produzir mais e melhor.