Como conseguir emprego temporário de final de ano

Mais um ano está se encerrando e muita gente está entrando em desespero por conta da falta de emprego. Algumas delas por fecharem o ano com dívidas, outras, por não terem um emprego para arcar com nenhum gasto, sejam eles dívidas ou até mesmo, compras de final de ano para a família. 

No entanto, não se desespere. Pois, nessa época do ano, é comum a contratação de novos funcionários, abrindo portanto, novas vagas de emprego. Pois, o fluxo de vendas aumenta, junto com a necessidade de mais pessoas para atendimento, caixa, organização e principalmente, estoque das lojas. 

Mas, não é tão fácil quanto parece, pois nessa correria de final de ano, as lojas não tem tempo para parar e fazer um anúncio online formal da vaga, portanto, saia procurando na sua cidade, lugares que tem vagas de emprego temporário disponíveis.

emprego
Foto: (reprodução/internet)

Anime-se

Trabalhos temporários são divertidos por conta do clima de cooperação obrigatório, consequência do grande movimento no comércio.

Não se preocupe com o horário de saída

A maioria das vagas de emprego temporário são para vendedores, estoquistas, auxiliares de cadastro e assim por diante. Essa contratação periódica é justamente para dar suporte a um movimento de clientes muito maior que o normal. 

Portanto, não conte com horário certo para sair. São muitos os imprevistos e este é o momento mais importante do comércio. Pela correria do final de ano, algumas pessoas saem do trabalho, direto para as lojas de roupas, calçados e supermercados. 

Isso acontece por não terem tempo durante o dia. Dessa forma, é necessário que os comércios fiquem abertos mais tarde e dessa forma, ter mais lucro. E acredite, esses horários no final da tarde, são os mais cheios nos comércios.

Crie expectativas para contratação

Apesar de ser um emprego temporário, os supervisores observam todas as pessoas, para que, possivelmente, possa efetivar o funcionário. Pense bem, um funcionário aguenta toda a correria e responsabilidade do final do ano, se destaca até entre os funcionários fixos mais antigos. 

É claro que o supervisor vai se interessar em contratar, para que o time cresça não somente em quantidade, mas principalmente em qualidade.

A lei de trabalho temporário

“A lei federal autoriza essa modalidade de contrato para qualquer tipo de empresa. Desde o microempreendedor até as multinacionais, em qualquer área de atuação e para todas as qualificações de profissionais, podem utilizar essa ferramenta de gestão de pessoal através de uma agência registrada e autorizada pela Secretaria do Trabalho, Ministério da Economia”, diz Michelle. (colocar sobrenome e função) 

Ela observa ainda que a contratação de trabalho temporário, através da Lei 6019 de 1974, tem contribuído para a organização das empresas, que estão conhecendo melhor as especificações e as características da legislação sobre o assunto, em sua recente atualização em março de 2017.

De acordo com a presidente, esse formato de contratação representa uma solução viável tanto para as empresas, uma vez que possibilita ter maior flexibilidade de gestão, quanto para os trabalhadores, que além de ter os seus direitos respeitados, podem adquirir mais conhecimentos e ter novas experiências no mercado trabalho, o que potencializa a sua recolocação em uma eventual vaga permanente.

Conclusão

Ainda que esteja difícil de conseguir um emprego, observe as possibilidades e as necessidades do mercado de trabalho. Verifique sempre as datas festivas e comemorativas, elas dispõem de uma grande demanda pela busca de novos funcionários.

No entanto, nem sempre existe a efetivação dos mesmos. Por este motivo, aproveite para dar o seu melhor e se destacar nos mínimos detalhes. Pois, lembre-se, um chefe não vai se encantar por apenas mais um trabalhador comum, caso o time dele já esteja completo.

Ele vai se interessar pelo funcionário destaque, pela pessoa mais empenhada e que gera mais resultados, consequentemente, gerando mais lucros e rentabilidade para a empresa. Atente-se as oportunidades e não perca mais tempo, para efetuar uma mudança na sua vida!