Como voltar ao mercado de trabalho logo após uma pausa na carreira

Alguns profissionais acabam se afastando do trabalho por alguns motivos. Sejam eles para se dedicar à família, cuidar da saúde, investir em novos projetos pessoais, independente da razão, é importante se atualizar para o seu retorno.

Existem serviços de consultoria especializados em recolocação profissional, mas é preciso desembolsar um valor para investimento. E infelizmente para quem está sem trabalhar, tudo que envolve dinheiro é algo a ser bem planejado. Há dicas gratuitas na internet que podem facilitar o processo para quem está retornando o mercado de trabalho. 

trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Conheça algumas dicas que podem te auxiliar nesse retorno. 

Mantenha-se atualizado

Para o público que está afastado, é importante que você busque se atualizar das notícias, redes sociais, conhecimento e mercado de trabalho. Até as ferramentas que você costumava utilizar podem ficar obsoletas, então busque cada vez mais as novidades em todas as áreas. 

Um dos meios de buscar essa atualização, é através de cursos online gratuitos. Existem diversas plataformas que ofertam esses cursos, um deles é o Senai EAD

Manutenção da rede de contatos

Busque um objetivo e compartilhe-o com sua rede de contatos. Uma ideia é utilizar as redes sociais para informar que está a procura de emprego, divulgar o seu trabalho faz com que pessoas se lembrem de você sempre que virem algo relacionado. Cadastre-se no LinkedIn e amplie suas conexões. 

Conseguir uma indicação de trabalho, é uma das maiores oportunidades para conseguir um emprego, e muitas empresas optam por contratar as indicações dos seus funcionários. 

Crie oportunidades

Uma boa dica, é investir em algum trabalho voluntário em sua área. Além de ampliar os contatos, você terá a chance de poder ajudar outras pessoas. Procure empresas que atuam na área e tenham interesse e estrutura para acolher voluntários.