Trabalho X Maternidade: Dicas para saber conciliar os dois

É comum as mães se sentirem sobrecarregadas, por precisarem cuidar dos filhos após um dia corrido de trabalho. Muitas dessas mulheres, acumulam um misto de sentimentos, pois, se sentem culpadas por não conseguirem manter uma rotina como mãe da forma que gostariam. Essas mulheres costumam se queixar de cansaço, culpa, frustração, dentre outras coisas. 

Um estudo intitulado Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, aponta que as mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens no prazo de uma semana, devido a sua dupla jornada. Elas precisam conciliar o trabalho formal, em empresas ou outros locais em que atuam como profissionais, e o trabalho doméstico. 

trabalho e maternidade
Fonte: Imagem internet

A dupla jornada de trabalho faz com que muitas mulheres desenvolvam algumas condições ou doenças ao longo dos anos. Alguns dos sintomas são: estresse, desgaste físico, depressão, dentre outros. É possível modificar esse cenário adotando algumas práticas diárias para amenizar essa situação.

Confira algumas dicas de atitudes diárias que irão auxiliar as mulheres a reduzir o cansaço em suas jornadas diárias. 

Organize sua rotina

Uma alternativa bastante eficiente para diminuir as preocupações e otimizar o trabalho, é a organização da rotina. São diversas as opções de meios pelos quais você pode utilizar para conquistar esse objetivo. Escolha a opção que mais atenda às suas necessidades. Vamos falar aqui a respeito de três tipos de organizadores:

Agenda: A agenda é excelente para que você consiga anotar os seus compromissos nas datas específicas. Algumas ainda incluem uma opção para anotar gastos e datas importantes, por exemplo. Ela pode ser substituída pelo nosso velho e querido “caderninho”. 

O bom da agenda é que você conseguirá ter uma visão mais ampla das suas atividades e das atividades da sua família. A principal dica aqui, é que você precisa olhar a agenda todos os dias para esse método pode funcionar. Não adianta nada organizar datas, horários e compromissos e não analisar diariamente o que precisa ser feito. Certo?

Planner: O Planner é uma ferramenta para aquelas mulheres que não tem uma noção exata dos seus compromissos no decorrer do dia. O diferencial do Planner é que é possível organizar e acompanhar as atividades que precisam ser feitas em três turnos do dia: manhã, tarde e noite. Além de possuir as mesmas funcionalidades da agenda. 

Trata-se de um instrumento mais completo. Existem alguns modelos temáticos que ajudam a organizar áreas específicas da vida, como por exemplo, a rotina na academia, organização da casa, rotina profissional, educação dos filhos, etc. Procure um modelo que combine com a suas prioridades e atividades diárias. 

Aplicativos: Existem diversos tipos de aplicativos que ajudam a organizar a rotina diária. O diferencial aqui é que a maioria deles possuem lembretes com alarmes para que você não se esqueça de nem um detalhe. É uma alternativa incrível para quem não gosta, ou não lembra de ficar conferindo as atividades diárias. 

Convoque a participação dos filhos

trabalho e maternidade
Fonte: Imagem Internet

A participação dos filhos nas tarefas e rotina diária ajuda a resolver diversas questões do dia a dia das mães. Uma delas é o fortalecimento do relacionamento entre mães e filhos. Procure fazer coisas simples e adaptadas à idade das crianças. Você pode convocar os pequenos a ajudar na cozinha ou com as louças, ou em atividades mais tranquilas como organizar o seu próprio quarto.

A criança que participa ativamente das atividades diárias, desenvolvem várias habilidades como: coordenação motora e o senso de responsabilidade. O conselho aqui, é que você não transforme essa participação em uma “obrigação”, pois, o objetivo de estreitar laços pode ser perdido dentro desse processo. Busque fazer isso de uma maneira mais leve e natural. 

Considere ter algum ajudante doméstico

Muitas mães não consideram contratar uma babá ou ajudante do lar, por acreditarem que não irão encontrar um profissional que realize as atividades da forma como elas gostariam. Se esse é o seu caso, saiba que existem pessoas boas e responsáveis a procura de uma oportunidade profissional e que estarão dispostas a realizar um bom trabalho. 

Caso não queira manter alguém em casa por causa de outros motivos, procure por profissionais que façam trabalhos em forma de diárias. Veja uma faxineira, passadeira, babá, ou qualquer outro profissional que ajudará a diminuir as suas atividades diárias, gerando um bem estar para você e sua família, além de proporcionar alguns momentos a mais de descanso para as mamães.