Ser babá em 2020: confira algumas dicas e oportunidades

Culturalmente, os homens sempre tiveram uma rotina de trabalhar fora enquanto as mulheres cuidavam da casa e dos filhos. O homem era responsável pelo sustento do lar enquanto a mulher se encarregava dos afazeres domésticos. Não sendo necessário, então, ter uma babá para auxiliar na casa.

Com o passar do tempo, as mulheres foram ganhando espaço no mercado de trabalho e se dividindo entre cuidar da família e trabalhar fora. Com isso, tivemos um aumento na procura de pessoas para cuidar dos filhos enquanto os pais estão em seus trabalhos. 

Mas a dificuldade maior era saber como selecionar alguém ideal para frequentar a própria casa e cuidar tão bem de seus filhos. Gostar de crianças é um bom começo para ser babá, mas o que mais seria necessário e onde encontrar vagas para tal profissão? Confira conosco algumas dicas que poderão ser importantes neste processo.

Foto: (reprodução/internet)

Ser babá é uma boa opção pra mim?

Ao optar por procurar um emprego nessa carreira é importante analisar se você possui algumas características, como: ser paciente, carinhoso, organizado, ter atenção ao que a criança está fazendo e ter calma para lidar com situações novas que podem vir a acontecer. 

Caso você não possua experiências anteriores ligadas a essa carreira, mas teve contato com crianças, uma boa relação e, ao menos uma característica citada acima, você provavelmente está no caminho certo para conseguir ingressar nesse ramo.

Cursos de babá online

Uma boa opção para quem não possui experiência são os cursos onlines para babá. Dessa forma você pode melhorar seu currículo e saber se irá se identificar nessa nova carreira. 

Dessa forma, será possível ter uma visão geral de como se tornar um cuidador de crianças e isso pode trazer uma segurança para a família que está a procura de um profissional capacitado. Por isso talvez seja importante investir nessa ferramenta.

O que você pode aprender

  • Como agir diante dos acidentes na infância; 
  • Como se dá o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos;
  • Cuidado com gêmeos e trigêmeos;
  • Cuidados com o RN (recém nascido);

Onde encontrar oportunidades de trabalho?

Sabemos que muitas vezes as pessoas já estão capacitadas, porém não encontram lugares que tenham as oportunidades que estão procurando. Para isso, nós podemos contar com o auxílio de alguns sites que nos disponibiliza algumas vagas. 

O site Sitly é uma plataforma que disponibiliza um espaço onde a babá pode oferecer seu trabalho e condições, assim como as famílias também podem colocar o seu perfil e o da pessoa que estão procurando para trabalhar com eles em suas regiões. Cabe a cada um decidir então qual supre melhor suas necessidades.  

Tentar abre novas oportunidades

Como percebemos existem vários meios de acessar essa profissão e, como em todos os casos, é necessário uma dedicação. Essa é uma carreira que vem crescendo nos últimos anos e a tendência é que a demanda seja maior a cada dia.

Então, você que está procurando mudar de carreira, ou até mesmo começar uma nova e se sentiu encaixado nas informações dadas, encare essa profissão como uma boa opção. Talvez você seja a pessoa ideal que uma família tanto procura.