A zona de conforto e as etapas para o sucesso profissional

Muitos profissionais sentem que para alcançar o sucesso falta algum estímulo. São pessoas que vivem na chamada zona de conforto e não sabem como fazer para vencer essa questão.

Um profissional motivado e que pensa no futuro para alcançar o objetivo desejado, faz toda a diferença no dia a dia profissional. O foco é uma das primeiras etapas para vencer esse dilema e ele vem seguido da ultrapassagem de obstáculos que atrapalha esse processo.

A coragem também se torna uma palavra chave nesse processo porque mudar não é uma coisa fácil e nem precisamos falar aqui, que essa será uma atitude necessária para alcançar tal resultado, certo?

profissional
Fonte: imagem/internet

Uma equipe ou profissional que estão desmotivados podem gerar alguns problemas para a empresa como: baixa produtividade, falta de comprometimento com diversas questões dentro do ambiente de trabalho, ausência de engajamento principalmente nas questões mais pontuais, dentre outras coisas.

Quer sair dessa situação de zona de conforto e desmotivação e se tornar o profissional que você sempre sonhou em ser e por fim alcançar o tão sonhado sucesso profissional? Acompanhe as dicas a seguir que irão te auxiliar a se tornar um profissional melhor e ainda te ajudarão a entender diversos aspectos da sua jornada. 

Características da zona de conforto

Quem está na zona de conforto tem uma sensação de segurança e de controle, no entanto, não é bem assim que as coisas estão. A pessoa que está na zona de conforto só se dá conta dessa circunstância após algum procedimento dar errado ou quando a carreira fica estagnada. Nessa hora começam os questionamento sobre o porquê dos seus cálculos ou rotina estarem dando errado. 

Características do zona do medo

Após ter saído da fase do reconhecimento da zona de conforto é hora de entender que algumas coisas precisam ser mudadas e então vem o medo. Esse sentimento gera algumas sensações que vamos listar aqui: 

  1. Falta autoconfiança: a pessoa começa a duvidar da sua capacidades de crescer e de fazer coisas maiores dos que as que fez até o momento. 
  2. Encontra desculpas: para tentar fugir um pouco desses efeitos incômodos, a pessoa começa a dar desculpas para não fazer o que precisa ser feito.
  3. Opiniões de terceiros afetam: Sempre existem aquelas pessoas que quando identificam que você está tomando alguma atitude que trará uma mudança ou um crescimento, começam a julgar e ficar lançando dúvida na sua cabeça. O fato é quando você está com medo do novo, essas vozes podem atrapalhar o seu processo. 

Características da zona do aprendizado

A zona do aprendizado é uma das mais difíceis porém pode ser uma das mais prazerosas. É nessa hora que os seus olhos irão se abrir e as novas ideias de negócio ou de carreira terão lugar na sua mente. Quem entendeu que precisa aprender sabe lidar com desafios e problemas porque entende que isso faz parte do processo.

Quem se coloca no lugar da zona do aprendizado, adquire novas habilidades e amadurece nesse processo e ainda consegue compreender como estava na zona de conforto anteriormente. Geralmente quem está lá, não percebe.

Características da zona do crescimento

Quem está na zona do crescimento conseguiu desenvolver todos os aspectos anteriores e agora encontra propósitos em tudo o que faz, sendo assim motivado a cada dia. Dentro desse contexto, ele traça novas metas que podem ser metas bem mais ousadas do que aquelas que ele traçava anteriormente.

Todo mundo já teve uma fase na vida em que sonhava em crescer de maneira exponencial na sua vida profissional, para isso basta viver de sonho em sonho. Quem vive na zona do crescimento pode experimentar essa realidade, além de poder conquistar os seus objetivos.