Com o crescimento das cidades e o caos do trânsito, o serviço de moto táxi tem crescido substancialmente no Brasil. Imagine a situação de estar preso em uma parada de ônibus com o trânsito super congestionado. Não adianta chamar um táxi ou um Uber, certo? A solução é chamar um moto táxi.
Esse profissional tem diversas vantagens porque ele pode trabalhar de maneira autônoma se desejar. Algumas empresas também oferecem esse tipo de serviço e solicitam esses profissionais para atuar em seus empreendimentos. Trata-se de uma opção profissional em que existe um leque de possibilidades.
É importante observar as normas de legalização da sua cidade. Nós vamos falar aqui sobre a legislação de uma maneira geral. Você também vai ficar por dentro das dicas sobre esse empreendimento e sobra as oportunidades de trabalho formal.
Saiba mais sobre a profissão de moto táxi e entenda como ser um profissional regulamentado para conquistar uma vaga de emprego ou adquirir o seu próprio negócio a seguir, na continuação deste artigo.
Como trabalhar de moto táxi?
Para estar regulamentado, esse profissional deverá ter pelo menos 21 anos de idade e estar habilitado há pelo menos 2 anos na categoria A. É necessário também providenciar os equipamentos de segurança, que são: colete de segurança e refletores para facilitar a visualização a noite.
O curso de moto táxi é desejável para que você consiga lidar com as diversas questões dessa profissão. Essa preparação é dividida por duas etapas, a teórica e em seguida a prática, de pilotagem profissional. A primeira etapa tem uma duração média de 25 horas e a segunda, uma duração de 5 horas.
As aulas geralmente são ministradas no Detran ou em instituições credenciadas. É necessário renovar o curso a cada 5 anos. Nesse caso, a duração é de apenas 7 horas para o teórico e de 3 horas para o prático.
É possível trabalhar por aplicativo?
Como falamos anteriormente, nem todas as cidades do Brasil têm a profissão de mototáxi regulamentada. No entanto, alguns estados já estão com essa atividade amparada por lei e oferecem diversas vantagens para que os consumidores tenham acesso a esse serviço.
Na cidade de Manaus, por exemplo, eles desenvolveram um aplicativo chamado Moto Táxi Oficial. Ele é muito semelhante aos aplicativos de transporte como Uber e 99 POP. Você pede uma corrida para qualquer localidade, escolhe a forma de pagar, pede uma corrida e ao final avalia a viagem.
Se você deseja trabalhar com moto táxi de maneira mais autônoma essa pode ser uma excelente opção.
Deseja abrir o seu próprio negócio?
Nós separamos aqui algumas dicas para que você possa abrir o seu próprio negócio de moto táxi. São dicas pontuais e trâmites legais, que não deixarão dúvidas sobre o processo.
1. Fique tento ao local que escolher
Em algumas localidades esse serviço não é muito solicitado, então é necessário fazer uma pesquisa de mercado para definir essa questão. Observe o seguinte:
- As pessoas da localidade necessitam de um moto táxi?
- Existem muitos carros ou vagas para estacionar próximo ao seu lugar de atuação?
- Existe centros comerciais ou ruas movimentadas?
2. Esteja atento a legislação do local onde vai atuar e esteja legalizado
3. Faça o seu registro legal, para isso serão necessários:
- Contrato social;
- Descrição do aspecto societário;
- Documentos pessoais dos envolvidos;
- Contrato social;
- Cópia autenticada dos documentos pessoais;
- Requerimento padrão;
- Ficha de Cadastro Nacional;
- Pagamento de taxas.