Vagas de emprego de moto táxi – Saiba como investir na profissão

Com o crescimento das cidades e o caos do trânsito, o serviço de moto táxi tem crescido substancialmente no Brasil. Imagine a situação de estar preso em uma parada de ônibus com o trânsito super congestionado. Não adianta chamar um táxi ou um Uber, certo? A solução é chamar um moto táxi.

Esse profissional tem diversas vantagens porque ele pode trabalhar de maneira autônoma se desejar. Algumas empresas também oferecem esse tipo de serviço e solicitam esses profissionais para atuar em seus empreendimentos. Trata-se de uma opção profissional em que existe um leque de possibilidades. 

moto
Foto: (reprodução/internet)

É importante observar as normas de legalização da sua cidade. Nós vamos falar aqui sobre a legislação de uma maneira geral. Você também vai ficar por dentro das dicas sobre esse empreendimento e sobra as oportunidades de trabalho formal. 

Saiba mais sobre a profissão de moto táxi e entenda como ser um profissional regulamentado para conquistar uma vaga de emprego ou adquirir o seu próprio negócio a seguir, na continuação deste artigo. 

Como trabalhar de moto táxi?

Para estar regulamentado, esse profissional deverá ter pelo menos 21 anos de idade e estar habilitado há pelo menos 2 anos na categoria A. É necessário também providenciar os equipamentos de segurança, que são: colete de segurança e refletores para facilitar a visualização a noite.

O curso de moto táxi é desejável para que você consiga lidar com as diversas questões dessa profissão. Essa preparação é dividida por duas etapas, a teórica e em seguida a prática, de pilotagem profissional. A primeira etapa tem uma duração média de 25 horas e a segunda, uma duração de 5 horas.

As aulas geralmente são ministradas no Detran ou em instituições credenciadas. É necessário renovar o curso a cada 5 anos. Nesse caso, a duração é de apenas 7 horas para o teórico e de 3 horas para o prático. 

É possível trabalhar por aplicativo?

Como falamos anteriormente, nem todas as cidades do Brasil têm a profissão de mototáxi regulamentada. No entanto, alguns estados já estão com essa atividade amparada por lei e oferecem diversas vantagens para que os consumidores tenham acesso a esse serviço.

Na cidade de Manaus, por exemplo, eles desenvolveram um aplicativo chamado Moto Táxi Oficial. Ele é muito semelhante aos aplicativos de transporte como Uber e 99 POP. Você pede uma corrida para qualquer localidade, escolhe a forma de pagar, pede uma corrida e ao final avalia a viagem.

Se você deseja trabalhar com moto táxi de maneira mais autônoma essa pode ser uma excelente opção. 

Deseja abrir o seu próprio negócio?

Nós separamos aqui algumas dicas para que você possa abrir o seu próprio negócio de moto táxi. São dicas pontuais e trâmites legais, que não deixarão dúvidas sobre o processo. 

1. Fique tento ao local que escolher

Em algumas localidades esse serviço não é muito solicitado, então é necessário fazer uma pesquisa de mercado para definir essa questão. Observe o seguinte:

  • As pessoas da localidade necessitam de um moto táxi?
  • Existem muitos carros ou vagas para estacionar próximo ao seu lugar de atuação?
  • Existe centros comerciais ou ruas movimentadas?

2. Esteja atento a legislação do local onde vai atuar e esteja legalizado 

3. Faça o seu registro legal, para isso serão necessários:

  • Contrato social;
  • Descrição do aspecto societário;
  • Documentos pessoais dos envolvidos;
  • Contrato social;
  • Cópia autenticada dos documentos pessoais;
  • Requerimento padrão;
  • Ficha de Cadastro Nacional;
  • Pagamento de taxas.