Segredos do sucesso profissional da Maria da Paz

A novela da Rede Globo A Dona do Pedaço, é bastante popular principalmente devido ao sucesso da personagem principal Maria da Paz e o seu sucesso profissional vendendo bolos. Os segredos do seu crescimento estão implícitos, sendo observados por olhares mais atentos. É um que atrai a simpatia e identificação de muitas pessoas. 

Oriunda de uma família complicada, Maria da Paz se vê em uma situação muito delicada: grávida, sem o apoio do pai da criança, sem o acesso ao apoio familiar e sem emprego. Diante desse cenário a personagem descobre um talento que nem ela sabia que tinha: começou a produzir bolos.

profissional
Fonte: Imagem Internet

Conheça os segredos de Maria da Paz para alcançar o sucesso profissional

Muitas pessoas iniciam um negócio próprio todos os dias. Porém, o mais comum é que o empreendimento não obtenha sucesso devido a má administração e falta de informação. Quem acompanha a novela, sabe que a personagem cresce substancialmente conquistando um patamar impressionante para esse tipo de negócio. As principais dicas que podemos observar são:

Descubra o que você ama fazer

Em muitas cenas na novela, Maria da Paz declara que o fato de estar na cozinha fazendo bolos, traz paz para ela. E olha que a personagem enfrenta muitos problemas. Contudo, encontra alegria em sua atividade profissional apesar das adversidades.

Descobrir o que se gosta de fazer e algo fundamental para alcançar o sucesso profissional. Muitos especialistas na área afirmam que quando um profissional está envolvido emocionalmente com a sua área de atuação, a produtividade e dedicação ao ofício são muito maiores. Experimente buscar uma atividade que goste e verá o quanto isso será um diferencial para o seu crescimento.

Não desanime diante dos desafios

Quando assistimos a um filme ou acompanhamos uma novela, valorizamos tanto aquele personagem que sofre e no final vence os seus desafios. Na vida real não é bem assim que acontece,  não é verdade? Quando a dificuldade chega pensamos logo em desistir, por não ter uma visão ampla da situação.

A personagem Maria da Paz enfrenta inúmeras adversidades em sua caminhada profissional e no entanto não desiste. Ela entendeu que aquela atividade é o que ela sabe fazer de melhor. Então ela persiste acreditando no seu futuro como boleira e empreendedora.

Busque inovação

A Maria da Paz tem algumas receitas tradicionais de família que fazem muito sucesso. Contudo, ela sempre está buscando receitas novas para agradar a sua clientela.

Traga essa característica para sua realidade profissional. Você tem que buscar inovar, fazendo novas conexões, buscando cursos de aprimoramento na sua área, ou até mesmo se informando sobre as mudanças de mercado? Se a sua resposta for não, está na hora de começar a pensar em mudar essa realidade.

O publicitário e professor Dado Schneider em uma palestra declarou que: “Quem não se atualizar não suportará viver na próxima década”. Cada vez mais é nítido que um bom profissional deve pensar fora da caixa, para se manter inserido no mercado e crescer em sua área de atuação.

Tente se reinventar

Maria da Paz inicia a sua jornada vendendo bolos em um carrinho na rua. E depois de diversos eventos ela perde tudo e precisa começar de novo. O legal aqui é notar que a qualidade dos produtos que ela faz não cai. A clientela continua gostando e comprando os bolos que ela produz. Dessa forma, podemos observar que a seu ressurgimento no mercado não irá demorar.

O profissional do futuro precisa adquirir essa característica. Precisa saber se reinventar. Muitas profissões irão desaparecer, ou ganhar um novo formato. Quem estiver apegado a antiga maneira de manter sua relação profissional, ficará para trás.