Dicas para engajar no Linkedin

Está a procura de uma recolocação profissional? Conheça o Linkedin, uma rede social profissional, que poderá te auxiliar a conquistar um emprego novo. É comparada às redes de relacionamento convencionais, possui um layout bem intuitivo e fácil de ser utilizado. A rede foi lançada em 2003 e conta com diversos profissionais e empresas relevantes em seu rol de participantes. 

Os usuários dessa rede, podem manter contato com pessoas conhecidas e desconhecidas. Essa lista é chamada de conexões, e  serve para construir relações profissionais a fim de conhecer as empresas que estão contratando, dentre outras funcionalidades que vamos falar nesse artigo.

Dicas para engajar no Linkedin
Fonte: divulgação Internet

Ficou interessado? Confira algumas dicas sobre como utilizar o Linkedin.

Siga o perfil de grandes empresas e influenciadores na sua área

Sabe aquela empresa que você sempre sonhou em trabalhar? Muito provavelmente ele está presente no Linkedin. Você pode além de seguir a página dessas empresas, fazer conexões com os funcionários e se relacionar com eles. 

O Linkedin também, possui uma área em que o usuário poderá buscar oportunidades. Essa função é excelente para quem não conhece todas as empresas que estão contratando, então você pode conhecê-las e se candidatar a essas vagas

Mantenha uma conexão ativa

Não basta fazer conexões na rede, é preciso lembrá-las que você “está ali”. Curta as postagens das pessoas e comente. Quanto mais ativo você for na rede mais chances você tem de ser visto. 

Evite comentários muito agressivos, se não concordar com algo não comente de maneira desrespeitosa. Lembre-se que se trata de uma rede profissional, procure não passar uma imagem negativa através do que você escreve ou posta.

Utilize o perfil de maneira profissional 

Procure não postar fotos de festas, viagens, bebidas e outras coisas do gênero. Para essa rede social, o ideal é que você compartilhe coisas relacionadas a vida profissional. Uma boa dica é falar sobre os livros que você está lendo e que são relacionados a sua área de atuação, um evento que você tenha participado ou algum artigo que você gostou e queira compartilhar com suas conexões, enfim, busque usar postagens que sejam relevantes para o mundo profissional

Mantenha seu perfil sempre atualizado 

O seu perfil pode ser montado como uma espécie de currículo digital. Você vai cadastrar os seus dados pessoais como telefone e e-mail para que as pessoas possam ter outras formas de entrar em contato. Em seguida será solicitado sua formação acadêmica e os cursos complementares, caso possua, e por fim, será solicitado sua experiência profissional.

Mantenha esses dados sempre atualizados, se trocar de telefone ou endereço de e-mail, atualize seu perfil. Sempre que iniciar um curso ou concluir, o Linkedin avisa para os seus contatos. Dessa forma, possíveis contratantes podem observar que você é um profissional que se mantém em constante atualização, isso atrai a atenção de muitas empresas

Faça recomendações aos seus colegas de trabalho

Sempre que possível, envie recomendações aos seus colegas de profissão. Compartilhe vagas, empresas, cursos e qualquer outra coisa que os ajude ou desperte seu interesse. Existe também, uma função em que é possível acrescentar competências as  suas conexões. Alguns exemplos são: Liderança de equipe, gestão de projetos, planejamento estratégico, dentre outros. Fazendo isso você estará se fortalecendo na rede e ainda ajudará suas conexões. 

Crie suas próprias postagens

Pesquise em outros lugares conteúdos que sejam relevantes para a sua rede de contatos. Assim, você estará demonstrando conhecimento crítico dentro da sua área de atuação. 

Faça um resumo abrangente

O resumo ficará na sua página inicial, é uma das primeiras coisas que um possível recrutador irá observar. Conte um pouco sobre sua vida profissional, onde você atua, quantos anos de experiência, destaque sua paixão pelo que faz, enfim. Demonstre que você é um profissional que tem consciência do seu lugar no mercado de trabalho.

Se torne uma autoridade na sua área de atuação

Se você é um profissional que tem muito a dizer sobre a sua área de atuação, essa rede social é para você. O Linkedin permite que você elabore artigos. Muitos profissionais se destacaram na rede após a publicação dos seus artigos, e se tornaram conhecidos pelo grande público. 

Todo ano, a rede elege os seus TOP VOICES que é uma espécie de Oscar do Linkedin. As pessoas que ganham esse título, são destacadas pela empresa como uma autoridade profissional. São profissionais que produzem um conteúdo relevante e atingem um número considerável de engajamento dentro da rede.