Está contratando? Saiba o que um bom anúncio de emprego deve conter

Escolher um funcionário ideal para aquela função específica, da sua empresa, não é uma tarefa fácil. No entanto, existem diversos mecanismos nos dias de hoje que podem auxiliar você nessa função. Um bom anúncio de emprego, deve conter todas as informações chave para atrair o profissional certo

O primeiro passo para se fazer um bom anúncio é definir qual é o perfil do profissional ideal para aquela função específica. Entenda que não existe um candidato que se adapte de maneira orgânica a todas as necessidades do seu empreendimento.

É necessário identificar qual é o perfil comportamental que a vaga exige e escolher a pessoa que mais se adeque a esse perfil. 

anúncio de emprego
Fonte: imagem internet

Um dos mecanismos muito utilizado pelas empresas na hora de contratar, são os anúncios feitos pela internet. São diversos os sites em que você pode fazer o seu anúncio, dentre eles podemos destacar: linkedin, catho, vagas.com, dentre outros.

Como fazer um anúncio que atraia o profissional que eu preciso? Saiba quais são as informações básicas que não podem faltar em um anúncio de emprego:

Título claro da função 

Muitas empresas possuem vagas em que o profissional precisa desempenhar diversas funções. Nessa hora, fica um pouco complicado selecionar um título ideal para a função.

Pensando nessa questão, separamos aqui algumas dicas para que você consiga ser completamente claro na hora de descrever a função na vaga que está ofertando.

  1. Seja preciso: procure evitar títulos muito compridos, como: redator, jornalista para jornal e site. Coloque apenas: redator. 
  2. Cuidado com nomes pejorativos: Evite colocar termos como: um “gênio” em tal área ou um cara “top” em tal função. Isso demonstra que a sua empresa não é muito séria, afastando alguns alguns profissionais que poderiam ser bons para a vaga. 
  3. Não coloque vários cargos no título: Isso passa a ideia de que o candidato deverá desenvolver o trabalho que deveria ser feito por mais profissionais. 

Principais responsabilidades da função

O candidato precisa compreender exatamente o que ele fará dentro da empresa, até para saber se está apto para aquela função. Uma boa dica, é procurar colocar o objetivo principal do cargo e quais as funções específicas o candidato irá exercer. 

Requisitos específicos exigidos

Nessa parte, coloque quais são as qualificações que esse profissional deverá ter para preencher a vaga. Você poderá exigir: conhecimentos técnicos, educação necessária, certificações, experiências e conhecimentos de ferramentas e recursos específicos. 

Atenção! Existem algumas exigências que são proibidas por lei e ainda podem trazer uma péssima imagem para a sua empresa, caso você decida implementá-las no seu anúncio.

Basicamente, são itens discriminatórios como: sexo, idade, raça, religião, condições de saúde, opção sexual, opinião política, nacionalidade, origem social, condição creditícia e comprovação de experiência superior a seis meses. 

Procure não ser muito exigente nos requisitos. Lembre-se de que o nome da sua empresa também está em jogo. Cobre apenas os requisitos extremamente importantes para a função e procure ser um pouco flexível no momento da entrevista. Alguns candidatos, podem surpreender positivamente. 

Descrição da empresa

Apresente a empresa de maneira que o candidato fique entusiasmado. Evidencie a cultura do seu empreendimento e fale sobre os aspectos gerais das pessoas que já trabalham no seu negócio.

Procure relacionar a vaga à empresa para que o candidato possa fazer uma boa associação e se interesse na candidatura

Salários e benefícios

Seja honesto com a faixa salarial que você pode oferecer. Isso será uma pré-seleção para os candidatos, que só vão aplicar para a vaga, caso o salário seja do interesse deles.

Procure oferecer um salário que seja compatível com a função e seja sensível às necessidades do seu futuro funcionário, como por exemplo, analisar de forma “humana” quais serão os benefícios que você irá oferecer.