Dicas para escolher a carreira certa

Todos os anos muitos estudantes estão em busca de vestibulares ou concursos públicos para tomar um rumo em sua vida profissional. Os principais motivos para as escolhas profissionais são: a influência direta dos pais ou amigos, a remuneração e a opção mais conveniente para o momento.

Muitas pessoas, não analisam alguns pontos importantes e acabam optando por cursos que não tem nem uma relação com a sua vocação. O resultado disso é que essas pessoas ou desistem dos seus cursos ou iniciam uma carreira frustrados e se transformam em péssimos profissionais.

É importante pensar que escolher a carreira certa é apenas um passo inicial. São muitas as variações que precisam ser enfrentadas em qualquer profissão.

carreira
Fonte: imagem internet

A pergunta que fica é: será que você conseguirá lidar com todas as mudanças de mercado que a profissão que você escolheu, poderá enfrentar?

Conheça algumas dicas que irão auxiliar na sua escolha de carreira, de maneira definitiva. 

ANÚNCIO

Pense no que te motiva

A motivação é o que nos move em torno de algum propósito. Um profissional desmotivado, não consegue desenvolver suas atividades da melhor forma. Uma boa pergunta para se fazer, quando se está com dúvidas a respeito da motivação é: “quais são as razões para fazer o que eu faço?”.

Quando for escolher o seu caminho profissional, avalie os motivos que te levaram a fazer essa opção. Normalmente, esses motivos tem a ver com o seu propósito de vida pessoal. Pense que essa escolha irá determinar toda a sua trajetória. 

Pense nas tarefas que gosta de fazer

Todos nós possuímos habilidades naturais que nos proporcionam prazer. Alinhar essas habilidades com a escolha profissional é algo primordial e que pode determinar que tipo de profissional você será. Caso não consiga saber ao certo, quais são as coisas que mais gosta de fazer, separamos aqui, algumas dicas para que você descubra os seus gostos, confira:

  1. Faça uma lista com todas as suas habilidades e interesses
  2. Faça questionamentos a si mesmo, como:
  • Quais assuntos estimulam a minha curiosidade?
  • Quais atividades eu faria se não tivesse que me preocupar com dinheiro?
  • Que tarefas me trazem realização quando concluo?
  1. Conheça coisas novas, para ampliar seus horizontes
  2. Descubra como você gostaria de ser lembrado no futuro

Teste Vocacional

O teste vocacional pode ser um excelente auxílio para que você compreenda quais são seus interesses e aptidões, que são características primordiais para a escolha profissional.

Se você está enfrentando uma fase em que precisa decidir qual vai ser o seu caminho profissional, esses testes podem ser uma boa pedida. 

Os testes vocacionais podem ser feitos de maneira presencial, com o auxílio de um psicólogo, ou você poderá optar por fazer alguns online.

Você responde a um questionário e ao final eles vão indicar qual é a área que se enquadra ao seu perfil. Separamos aqui, alguns bons sites que oferecem esse serviço, confira:

  1. Teste DISC: DISC é uma sigla para quatro perfis comportamentais: dominante, influente, estável e conformista. Identificar o seu perfil comportamental pode ser uma excelente ferramenta para a sua escolha profissional. Clique neste link e faça o teste que é totalmente gratuito.
  2. Teste Vocacional voltado para área de atuação: Outro site muito bom, chamado Guia de Carreira, faz um teste online e gratuito, onde é possível descobrir qual área de atuação mais se encaixa ao seu perfil. Faça o teste e pondere a respeito das coisas que fazem sentido para você e para os seus projetos profissionais

Faça trabalho voluntário para explorar novas funções

O trabalho voluntário, além de ser importante para ajudar outras pessoas, ajuda o participante a descobrir as suas habilidades e estímulos naturais. Existem algumas funções que só descobrimos que gostamos de fazer, fazendo. O trabalho voluntário auxilia muito nessa fase de autoconhecimento profissional

Não está convencido de que essa opção pode ser uma boa pedida? Separamos aqui, alguns pontos importantes a se observar nesse tipo de trabalho.

  • Facilita a interação e o relacionamento interpessoal 
  • Indica, para um futuro contratante, que você é responsável e motivado
  • Ajuda o voluntário a pensar de forma multidisciplinar, já que são várias atividades desenvolvidas nesse tipo de trabalho
  • Amplia a sua forma de enxergar o mundo e os problemas e as suas possíveis soluções. 
ANÚNCIO