Conheça as vantagens e desvantagens do trabalho home office

O home office é hoje uma tendência de mercado em todo o mundo. Muitas pessoas sonham em trabalhar com esse modelo, devido às facilidades e vantagens que ele oferece.

Uma das coisas que são mais exaltadas pelos entusiastas desta modalidade, é o fato de que não precisará enfrentar o trânsito caótico todos os dias, que é uma realidade das grandes cidades.

Outra vantagem apontada, é a liberdade de poder trabalhar na hora em que for mais conveniente para o profissional. Uma característica importante dessa atividade no Brasil, é que se trata de uma atividade regulamentada pela nova reforma trabalhista e nomeada como teletrabalho. 

home office
Foto: (reprodução/internet)

Nessa nova modalidade, o trabalho não é remunerado pelas horas de trabalhadas, mas sim pela produtividade. Muitos profissionais afirmam que no home office essa produtividade é maior.

Existem também os críticos do sistema, que alegam que dessa forma o profissional não consegue aprender coisas novas. A razão é o fato de estar privado do convívio com outros profissionais da sua área, algo que agrega conhecimento e valor para o empregado.

De todas as formas, como em qualquer tipo de atividade profissional, existem as suas vantagens e desvantagens pontuais. Nós vamos falar aqui sobre algumas delas, para que você possa avaliar e ponderar sobre essa nova modalidade profissional.

Desvantagens do trabalho home office

Possibilidade de excesso de trabalho

Como se trata de uma modalidade em que não é gasto um tempo para locomoção, esse profissional acaba trabalhando mais do que aquele que fica no escritório. Existe também, o risco de ficar misturando questões profissionais com questões domésticas e acabar ficando sobrecarregado. 

Horários não definidos

Para um bom desempenho do trabalho Home Office é necessário uma organização, uma gerência do tempo. Ou então, esse trabalhador não conseguirá ter um tempo hábil para curtir a família ou para ter um momento de descanso e lazer. 

Tendência ao isolamento

Se o trabalhador de Home Office morar sozinho, corre um grande risco de não manter um relacionamento social, pois o trabalho convencional proporciona isso. Dentro desse contexto, não haverá a conversa com os amigos de trabalho e as trocas de ideias. Em alguns casos, isso pode ser algo extremamente negativo.

Falta de atualização profissional

A troca de experiências profissionais, contribuem para a atualização na sua área de atuação. O trabalho em casa faz com que isso não seja possível, pela falta de relacionamento com outros profissionais. 

Vantagens do trabalho home office

Redução do estresse

São muitos os fatores que causam estresse durante a rotina profissional, dentre eles podemos destacar: ausência do convívio familiar por muitas horas, trânsito, busca por estacionamento, eventuais acidentes, dentre outras coisas. Todos esses inconvenientes não existem no home office. 

Alimentação mais saudável

Você não precisará mais comer marmitas, fast foods ou salgadinhos e outras guloseimas. Poderá se alimentar com uma comida caseira e mais saudável. 

Possibilidade de rendimentos superiores

As metas a alcançar podem ser determinadas por você. Quanto maior a produtividade, maior os seus ganhos. É possível aproveitar o tempo extra para produzir mais e, consequentemente, ganhar mais.