Conheça as Soft Skills mais valorizadas pelas empresas

Soft Skills, nada mais é do que as competências que indicam como é a personalidade e a tendência de comportamento do profissional. É muito comum as pessoas colocarem em seus currículos no campo “habilidades e competências”, características que não possui.

Isso é algo extremamente negativo, pois isso é uma mentira descoberta rapidamente. Certo? Um bom exemplo disso, são algumas empresas que necessitam de profissionais que tenham uma habilidade nata para a liderança.

soft skills
Fonte: imagem internet

Daí as pessoas colocam isso no currículo e não conseguem desenvolver essa habilidade na sua rotina profissional e acabam não se destacando em sua área de atuação.

Alguns profissionais até perdem o emprego, pela não adaptação à função. Para evitar esse tipo de situação, antes de aplicar para alguma vaga, faça uma pesquisa minuciosa a respeito da empresa ao qual deseja atuar e analise qual é a Soft Skills exigida por eles e veja quais você de fato possui.

Existem algumas habilidades e competências que são primordiais para serem desenvolvidas por qualquer profissional e é sobre elas que vamos falar aqui.

Proatividade

Proatividade, nada mais é do que se antecipar às situações. Não esperar que algo aconteça para que você tome determinada atitude. Muitos profissionais ficam aguardando que o chefe ou algum superior resolva determinadas situações que ele mesmo pode resolver.

Procure evitar, ao máximo, levar problemas aos seus superiores, o ideal é buscar uma solução, afinal de contas, você não foi contratado para apontar as falhas da empresa e sim para ajudar a solucionar as questões. Certo? 

Separamos aqui, algumas dicas para que você consiga desenvolver a sua proatividade

  1. Tenha iniciativa: Antecipe-se e execute aquilo que precisa ser feito dentro da empresa ao qual você atua. Essa atitude é positiva, até para desenvolver o seu conhecimento e experiência, melhorando ainda mais os seus processos. 
  2. Acompanhe as tendências na sua área de atuação: O profissional atualizado consegue, dentre outras coisas, otimizar o seu tempo e realizar as suas tarefas com uma eficácia maior, devido ao amadurecimento da forma como realiza os seus processos.
  3. Seja motivado: Demonstre entusiasmo pelo seu trabalho.Busque melhorar os seus processos, dessa forma a motivação será algo natural. Motivar os seus colegas de trabalho, através da cooperação é uma boa pedida.

Capacidade de comunicação

Muitos especialistas apontam que a capacidade de comunicação é tão importante quanto a qualificação profissional. A comunicação é relevante para conquistar a vaga de trabalho e também para mantê-la, uma vez que, é através dela que conseguimos demonstrar um pouco da nossa capacidade.

soft skills
Fonte: imagem internet

Para se comunicar bem, uma boa dica é aprender a ser um bom ouvinte. Faça com que as pessoas que chegam para conversar com você, se sintam acolhidas também. Outra dica muito bacana, é aprender a fazer um contato visual. Dessa maneira, você estará demonstrando interesse e credibilidade.

Por fim, e não menos importante, procure não ficar sempre na defensiva. Ainda que você esteja em um diálogo onde você não concorde muito com a pauta em questão, busque ser cuidadoso e argumentar com cautela e ouvir o outro com respeito.

Gestão de tempo

A capacidade de administrar bem o seu tempo é um ponto chave para qualquer profissional. O segredo aqui é adquirir a habilidade de executar mais tarefas em um curto espaço de tempo.

Uma boa dica para se analisar, em relação a isso, é se perguntar: “Qual atividade é mais importante e quanto tempo eu gasto para executá-la?” se não sabe a resposta, é porque provavelmente não está organizando o seu tempo da melhor forma. 

Um profissional que organiza o seu tempo consegue: concluir todas as tarefas pendentes, tem o controle das atividades que precisa fazer e das que já foram feitas e ainda, consegue concluir suas tarefas dentro do prazo determinado