Hábitos negativos que prejudicam a convivência no ambiente de trabalho

Um bom relacionamento no ambiente de trabalho é algo fundamental para o desenvolvimento saudável das atividades diárias. De acordo com algumas pesquisas, no meio corporativo funciona aquela velha frase que diz: “uma maçã podre contamina todo o restante do cesto”. Ou seja, hábitos ruins por um membro da equipe, pode prejudicar o bom andamento do trabalho de todo o grupo.

Pesquisadores de escolas de negócios analisaram a conduta dos funcionários de algumas empresas hipotecárias, que cometeram erros que teriam ajudado a desenvolver a crise americana, no mercado imobiliário no ano de 2008. De acordo com os resultados dessa pesquisa, alguns funcionários venderam títulos hipotecários em massa. Esse erro está relacionado a falta de atenção gerada pela má conduta dos funcionários. Outro teste foi feito pelos mesmos pesquisadores, dessa vez em empresas de consultoria financeira que possuíam uma atuação diversa.

ambiente de trabalho

Fonte: Imagem Internet

Foram feitas fusões entre as equipes e o resultado foi colhido do próprio balanço do trabalho, mais registros de conversas. O resultado é que 37% daquelas pessoas eram propensas à má conduta. Isso significa que dentro da média,cada conduta errada pode gerar 0,59% de novos casos. Quer aprender a manter uma postura acima da média no seu ambiente de trabalho? Então acompanhe algumas dicas que separamos para que você alcance esse resultado. 

Não seja pessimista

O pessimista só enxerga o lado ruim das coisas. Isso no ambiente de trabalho é uma característica muito negativa. O funcionário com essa característica, tende a se isolar para evitar diversas situações em que é necessário apresentar uma postura mais positiva, como uma reunião de trabalho, por exemplo. 

O profissional pessimista, também costuma ser pouco flexível diante das situações, nunca apresenta uma solução para as questões e só sabe enxergar os problemas. Não tem nem uma esperança de que as questões mais complexas serão solucionadas ou apaziguadas e ainda, costuma ser detalhista e egocêntrico. 

Não crie boatos

Em uma pesquisa realizada pelo Linkedin com funcionários brasileiros, foi feita a seguinte pergunta: “ o que mais te irrita no ambiente de trabalho?”. 83% dos entrevistados mencionaram a fofoca em excesso como o principal fator que incomoda. Esse número é alarmante e nos mostra o quanto essa conduta precisa ser evitada. 

Os boatos atrapalham a produtividade, faz com que as pessoas se sintam intimidadas, prejudica o clima no ambiente de trabalho, afeta a saúde emocional dos funcionários, etc. São diversos os fatores negativos dessa prática. Para evitar esse tipo de situação, adote uma postura diferente. Fique longe de comentários maldosos, seja discreto e principalmente respeite os seus colegas. 

Não cuide de assuntos pessoais no ambiente de trabalho

Não é porque possuímos uma vida profissional, que precisamos não estar atentos às questões pessoais e familiares. Contudo, existem momentos específicos para lidar com essas situações e há algumas atitudes que precisam ser evitadas independente do problema que você esteja enfrentando no âmbito pessoal.

A principal dica aqui é: contenha (sempre que possível) o desabafo com colegas em horários inapropriados. Essa atitude pode comprometer a sua produtividade e a produtividade da pessoa ao qual você escolheu para desabafar. Outra dica fundamental aqui, é repensar as suas prioridades. Analise o que é mais importante para você no momento e seja transparente com os seus superiores, não tendo vergonha de pedir ajuda, caso seja necessário. 

Respeite os horários

É fundamental para a empresa, que o colaborador cumpra com todas as suas funções e horários. O funcionário que não cumpre com os seus horários corre o risco de perder sua credibilidade, levando em consideração que as questões de pontualidade estão diretamente relacionadas com a questão da responsabilidade.

Outro fator prejudicial é a questão da produtividade desse funcionário, que com certeza não será a mesma dos demais, fazendo com que os resultados finais sejam comprometidos. Uma boa imagem no ambiente de trabalho gera o reconhecimento para crescer na empresa a qual você atua ou até mesmo para conquistar um emprego melhor através de um bom Networking

Manter hábitos positivos no ambiente de trabalho auxiliam a sua carreira de uma maneira geral. Nunca enxergue o seu trabalho como um momento isolado da sua vida. Entenda que cada ano investido em qualquer empresa, significa a construção da sua carreira. Procure deixar um legado sólido, enxergando a sua vida profissional como um todo.