Estágio depois dos 30 anos – sonhe com a sua carreira

Quando falamos sobre estágio, logo imaginamos jovens estudantes buscando a primeira experiência no mercado de trabalho, não é mesmo? Mas, essa realidade vem mudando, pois cada vez mais surgem oportunidades para ingressar nas universidades e, consequentemente, se tornam estagiários.

Não existe idade certa para fazer estágio. É mais comum entre o pessoal na faixa dos 20 anos, mas há cada vez mais estagiários mais velhos e a aceitação cresceu bastante. Pode ser que um chefe mais novo, tenha uma resistência, mas logo passa.

Basta apenas o candidato ser transparente e explicar suas razões. Pense bem, há algum tempo atrás, pessoas com tatuagem não tinham aceitação no emprego formal, mas hoje a tatuagem é até essencial para o perfil de algumas vagas.

estágio

Experiência gera experiência

Com a idade, surgem várias responsabilidades e, experiências. E é esse o principal diferencial de um estagiário com idade superior, isso porque, alguns cargos exigem um alto grau de compromisso e se encaixam melhor para pessoas mais experientes.

Isso fará com que os estagiários mais jovem, consigam adquirir experiências de vida no ambiente profissional, com esses estagiários mais velhos.

Não é loucura não, confia em mim!

O estágio, depois de certa idade parece ser loucura para uma geração que cresceu com a ideia de escolher uma única profissão e segui-la até a aposentadoria, mas, a verdade é que a crise econômica do país e a vontade de experimentar novos ares, fizeram com que pessoas mais experientes buscassem seguir outros caminhos.

As pessoas mais velhas sempre impõem mais respeito no estágio, isso é fato! Pelo fato de serem mais maduros que os jovens, mais pacientes na realização de tarefas e, que costumam alcançar posições de liderança com mais facilidade por já ter experiência de vida.

Motivação depois dos 30 anos

A expectativa de começar uma nova profissão que você considera melhor para o seu futuro, ou qual se identifica, só faz aumentar a motivação e a vontade de aprender. Nesse momento, nada melhor do que voltar ao ponto de aprendizado do mercado de trabalho e reassumir o papel de um estagiário.

Também, pode ter sido, pelo fato de você não ter se encaixado na carreira anterior ou simplesmente, pelo fato de ter um sonho que não conseguiu realizar na juventude. Não importa a motivação, só importa a vontade e a força para recomeçar.

Siga firme para atingir seus objetivos, deixando de lado o preconceito e acreditando em seu potencial, apesar de sua idade. Entenda que não existe idade ideal para começar a adquirir experiências e qualificações para o mercado de trabalho.

Qual o estágio que devo escolher?

Foque em estágios que são da área e função que deseja exercer. Caso a função exata não esteja disponível, procure pelo menos uma empresa que exista a possibilidade de você eventualmente ser promovido para a função desejada. O estágio é uma oportunidade de aprender e adquiri experiências e não um emprego que não paga bem.

Vencendo a insegurança profissional

Tenha pensamentos positivos: Eles irão te ajudar a vencer todos os seus medos e inseguranças. Não seja tão crítico consigo mesmo.

Vá além dos seus pontos fracos: Pense que é muito difícil atingir a perfeição. Tente conhecer seus pontos fracos e corrigi-los. Pense também em seus pontos fortes, e desenvolva estratégias para melhorar os seus pontos fracos.

Evite comparações: Não se compare a ninguém, entenda que as pessoas são diferentes e que os processos são individuais. Tenha em mente que você é a sua melhor versão.

Conclusão

Nunca é tarde para aprender. Ser estagiário depois dos 30 não significa regredir. Demonstra que você tem coragem de assumir um novo caminho e dar o primeiro passo. Mas, para isso, você deve ser flexível.

Procure se adaptar a situações novas e arriscar-se mais. Estudar é sempre fundamental. Tenha determinação e disposição, afinal de contas, você estará correndo atrás do seu sonho!