Como conseguir o primeiro emprego sem experiência

ANÚNCIO

Uma das maiores dificuldades dos atuais desempregados é conseguir um emprego sem experiência profissional na área. Este é um dos problemas que são enfrentados, principalmente, no início da carreira trabalhista. E a grande dúvida dos jovens é: É possível conseguir um emprego mesmo sem ter experiência?

Infelizmente para muitos, essa busca pelo primeiro emprego é uma luta sem fim. A busca por uma solução para dar fim a este impasse, pode acabar cansando, e desmotivando o candidato.  

ANÚNCIO
emprego
Foto: (reprodução/internet)

Mas para você que deseja conquistar um emprego mesmo não tendo experiência, abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar a impulsionar o início da sua vida no mercado de trabalho.

Como conseguir uma vaga de emprego sem experiência

1 – Você é o seu maior Currículo

Sabemos que as vagas estão cada vez mais disputadas, e já que existe muita concorrência, porque não criar uma oportunidade única para você?. Projetos pessoais que você já tinha em mente e nunca conseguiu desenvolver, sonhos que podem se tornar realidade e acabar dando super certo e te ajudar a ganhar experiência de forma prática. Essas experiências podem entrar no seu currículo, e servirá como um portfólio para o recrutador. 

Há também, sites que possibilitam ao candidato prestar serviço para outras pessoas. Plataformas online como a Trampos.com, Freelancer, Workana, 99freelas, entre outras, são ferramentas que conectam o empreendedor com os profissionais autônomos, fornecendo um trabalho totalmente home office, proporcionando um ambiente online onde ambas as partes podem trabalhar juntas. 

ANÚNCIO

É importante que o usuário atualize os seus conhecimentos, busque cursos que possam aprimorar o seu trabalho e acrescentar cada vez mais coisas positivas ao seu currículo.

2 – Trabalhos Voluntários

Essa é  Uma alternativa que auxilia o candidato a entender o mercado e colocar em prática o que aprendeu na faculdade. Contribuindo não só para a vida profissional mas, também, para o currículo. O Enactus e a AIESEC, são Organizações Internacionais que tem o objetivo de desenvolver a liderança de seus membros por meio de experiências de gestão e intercâmbio, jovens que acabaram de se graduar, são os ideais para embarcar nessas experiências. 

Essas empresas oferecem vagas diretamente em áreas que o intercambista têm o desejo de aprender. E os candidatos ainda podem realizar o networking sólido e estratégico através de indicações. Há também, a opção de procurar em ONGs (Organizações Não Governamentais) da sua cidade, que precisam de profissionais na área em que quer atuar. Se durante a busca por uma Organização você se identificar com as causas, invista, pois pode te motivar ainda mais. É válido também a busca por entidades filantrópicas e organizações sem fins lucrativos. 

3 – Capacite-se sempre que tiver oportunidade

É importante que sempre que você se interessar por uma área, buscar mais informações a respeito e uma atualização para que consiga estar sempre por dentro da vaga. Uma das opções é fazer cursos, isso irá enriquecer o seu currículo com uma variedade conhecimentos diversos, fazendo com que você se torne um profissional cada vez melhor. Use disso para fortalecer a sua rede de contatos profissionais.

Outra dica, é utilizar do conteúdo aprendido nos cursos para apontar os aprendizados e como você fará para aplicar a teoria da sua formação na prática, referenciando a empresa. 

Existem diversos cursos online que são gratuitos e tem um excelente conteúdo. Há modalidades em EAD e presencial, basta você pesquisar e decidir qual a opção que mais se adequa à suas condições.

ANÚNCIO