Emprego novo? Saiba como se comportar nos primeiros dias

A primeira semana de trabalho é sempre desafiadora. Nunca sabemos como nos comportar de maneira adequada e ainda não conhecemos o ambiente direito, daí nunca temos a dimensão de como agir em determinadas situações.

Na realidade, o bom senso é a palavra de ordem aqui, levando em consideração que é o primeiro contato com todas as pessoas envolvidas no processo. Não existe uma fórmula mágica para se comportar na primeira semana de trabalho.

No entanto, existem algumas dicas pontuais, que se aplicadas da maneira correta é possível alcançar resultados incríveis e se efetivar de maneira definitiva na empresa ao qual te deu uma oportunidade profissional

emprego novo
Fonte: imagem/internet

Ainda que você já tenha tido a oportunidade de trabalhar em outros lugares e possua uma vasta experiência na sua área de atuação, algumas atitudes que são tomadas nos primeiros dias, fazem toda a diferença. Afinal de contas, uma boa primeira impressão é tudo, não é verdade?

Saiba agora, quais são as dicas fundamentais para quem está iniciando em uma nova oportunidade de trabalho e se destaque no seu meio profissional e na empresa ao qual está atuando agora:

Procure absorver tudo

Os primeiros dias de trabalho é a fase em que você estará recebendo as diretrizes da empresa e as instruções relacionadas a sua função, bem como a forma como a empresa faz os seus processos.

É importante estar atento a todos esses detalhes. Caso você não mantenha a atenção redobrada para entender as coisas, estará demonstrando um desinteresse.

Em circunstâncias mais críticas, a imagem que você estará passando é de uma possível incapacidade para o cargo, que pode ser pela não adaptação à qualquer um dos pontos dos quais a empresa necessita dos seus colaboradores para poder se desenvolver e prosseguir com o trabalho. 

Evite se comprometer com muitas atividades

É natural querermos “mostrar serviço” nos primeiros dias de trabalho. No entanto, não é bom aceitar muitas funções ou pegar vários trabalhos logo de cara. Como você ainda estará em fase de adaptação à empresa e aos processos, é possível que você não consiga desenvolver tudo de uma maneira eficiente. É importante ficar de olho nesses detalhes.

Faça perguntas

Questione sempre que sentir necessidade de compreender melhor algum processo. É comum as pessoas ficarem com vergonha de perguntar nos primeiros dias e o risco é você fazer alguma coisa errada ou pela metade. Outra característica, é que novamente você estará demonstrando interesse e vontade de aprender mais a respeito da sua atual função. 

Não tenha vergonha de dar a sua opinião

Já ouviu aquela história, que fala que quem está por fora do problema enxerga melhor? Isso acontece também no meio profissional. Existem alguns pontos que as pessoas que estão trabalhando no local há mais tempo não irão conseguir enxergar e você que está chegando agora, será capaz de identificar essas coisas. 

Você não precisa saber de tudo. Aliás, evite passar essa imagem, certo? A ideia aqui é que você demonstre para os seus novos chefes e colegas, um pouco da sua capacidade e faça com que eles percebam que você chegou para somar e ajudar a empresa e os colegas a crescerem. Essa atitude agrega muito valor.

Aceite os conselhos

Se os seus superiores ou as pessoas que trabalham na empresa com você há mais tempo, tecem alguma opinião ou sugestão a respeito do seu trabalho, não custa ouvir essas coisas e buscar colocá-las em prática (aquilo que fizer sentido para você). Certo? Isso demonstra que você é uma pessoa aberta para o novo e disposta a aprender. 

Mantenha os seus superiores informados a respeito do seu processo

Não precisa ficar importunando eles o tempo todo. Basta dar um um feedback com alguma frequência e sempre que for questionado a respeito do seu trabalho, responda com paciência e entusiasmo.

Lembre-se que nos primeiros dias você estará sendo observado de maneira mais criteriosa, por isso é importante manter essa postura. 

Não compare o seu atual emprego com o emprego anterior

Não faça isso em nem um aspecto, é uma atitude um pouco arriscada. Procure evitar as comparações e procure evitar também, ficar trazendo os hábitos, costumes ou forma de praticar os processos de uma empresa para outra.

Geralmente isso demonstra um apego excessivo ao emprego anterior e uma falta de criatividade para resolver as questões da empresa atual.