Como procurar emprego na internet? Confira algumas dicas simples

ANÚNCIO

Procurar emprego pela internet parece ser uma atividade simples, no entanto é importante analisar alguns pontos para que a sua candidatura às vagas tenha algum retorno. São atitudes simples que fazem com que o seu currículo ou perfil ganhe um destaque especial na candidatura por vagas.

A internet pode ajudar bastante na busca por um emprego novo. Aliás ela é um dos maiores aliados nessa caça. As empresas, geralmente possuem sites ou endereços de e-mail para os candidatos possam aplicar para vagas.

ANÚNCIO
emprego na internet
fonte: imagem/internet

Outra vantagem de se procurar um emprego pela internet é que você não precisará gastar dinheiro com transporte e nem com impressão de currículos. Toda a comunicação com o possível contratante poderá ser feito de maneira online. 

Saiba como procurar emprego pela internet e descubra soluções simples para algumas dúvidas comuns:

Observe o currículo

É importante fazer um currículo que seja claro e eficiente. Observe se as suas informações estão atualizadas e evite colocar falsas informações.

ANÚNCIO

Lembre-se que as equipes de recrutamento analisam diversos currículos, principalmente quando precisam preencher rapidamente uma vaga. Currículos bem organizados e objetivos se destacam nesse processo.

Construa um portifólio online

Existem algumas ferramentas que são oferecidas por alguns sites que disponibilizam essa opção de criação de portifólio. O portifólio importante porque nem sempre conseguimos colocar toda as características importantes no currículo e nem conseguimos acrescentar muitas coisas, porque o currículo precisa ser mais objetivo. 

A Solução para isso é ter sempre um bom portfólio organizado e atualizado para poder apresentar para um possível contratante a qualquer momento em que for solicitado.

Se você trabalha com alguma área relacionada ao marketing ou a escrita, manter um portifólio é fundamental para que o contratante compreenda como é o seu estilo de trabalho. 

Escolha a plataforma ideal para você

Existem muitos sites e plataformas de emprego disponíveis na rede. Alguns sites são voltados para áreas específicas, outros não e nós vamos elencar aqui, algumas opções para que você possa analisar e quem sabe escolher alguma delas para encontrar a sua vaga dos sonhos:

Linkedin

O Linkedin funciona como uma rede social profissional e é gratuita. Você cria o seu perfil, colocando os seus dados pessoais, experiências, lugares onde estudou elencados com a área de atuação, pode criar um resumo sobre sua jornada profissional e por fim, pode acrescentar uma foto no seu perfil. 

Trata-se de uma das redes profissionais mais famosas do mundo e as chances de conquistar um emprego através dela são enormes. Lá é possível encontrar vagas e se candidatar através do próprio site e também é possível ser encontrado pelas empresas quando você mantém o seu perfil completo e atualizado. 

Site Catho

Esse site é bastante completo porque oferece opções de vagas em diversos segmentos e ainda indica quais são as vagas mais próximas da sua casa.

Ele funciona da seguinte maneira: você faz o seu cadastro e monta o seu currículo, em seguida procure por vagas utilizando os filtros oferecidos pelo site.

Após encontrar é só se candidatar e aguardar que as empresas entrem em contato com você. Esse site é pago e possui diversos planos a sua escolha. 

Revelo

Esse site é voltado para criativos. Ele faz com que as empresas encontrem o candidato ideal para a vaga que eles estão oferecendo. Esse site é muito completo, pois você consegue montar o seu currículo e o seu portifólio dentro da própria plataforma. 

Acompanhe empresas que são do seu interesse

Sabe aquela empresa incrível que você sonha em trabalhar? então, com certeza ela está presente em alguns dos sites de emprego que já mencionamos aqui, ou então elas tem o seu próprio site o perfil nas redes sociais.

Fique atento à movimentação dessas empresas e sempre que tiver uma oportunidade, se candidate às vagas. Outra dica muito importante é que nos sites de muitas empresas, existe o campo “trabalhe conosco”.

Lá eles disponibilizam um e-mail para que você envie o seu currículo ou então oferecem um formulário online. Daí você preenche com as suas informações e já está concorrendo a uma vaga. 

Faça Networking

É possível fazer Networking através da internet. Basta interagir com alguns profissionais que trabalham na sua área. Crie uma rede de contatos e sempre que possível se comunique com essas pessoas procurando saber se elas sabem de algum processo seletivo dentro da sua área de atuação.

ANÚNCIO