Conheça 5 áreas de atuação em que o inglês é obrigatório

O inglês é a segunda língua mais falada do mundo. Saber se comunicar em inglês, pode ser algo decisivo para a sua vida profissional, o que significa mais oportunidades e portas abertas.

O inglês está presente em diversas coisas que consumimos no nosso dia a dia como: músicas, produtos tecnológicos, alimentos, bebidas, dentre outras coisas. Algumas empresas, exigem o inglês até para funções mais simples, como: recepção, atendimento em lojas, hotéis e outros estabelecimentos.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Revista Exame, o inglês representa um déficit na formação do profissional brasileiro.

inglês
Fonte: imagem internet

A pesquisa que foi realizada no ano de 2015, demonstrou que 52% dos profissionais em média, não sabem o inglês ou só possuem o nível básico da língua. Existem algumas profissões em que o uso da língua inglesa é obrigatório.

Se você está em busca de um rumo profissional e não tem certeza sobre o quanto investir no estudo do inglês, continue a sua leitura.

Conheça algumas profissões em que o uso do inglês é obrigatório: 

Tradução e interpretação

O tradutor é responsável pela versão escrita de livros e documentos em geral, para uma outra língua. Já o intérprete, se ocupa em interpretar, de maneira oral, palestras, reuniões e outros eventos. Trata-se de uma das profissões em que o inglês se torna primordial e o profissional precisa ser fluente na língua

É preciso dominar a gramática, o vocabulário, as gírias e expressões. O mercado de trabalho para essa área é bastante extenso e o salário costuma ser muito satisfatório. No geral, o intérprete costuma ganhar um pouco mais que o tradutor. 

Relações internacionais

O profissional formado em relações internacionais, trabalha com a comunicação entre povos de diferentes nações. Como o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, ele se torna fundamental para a prática dessa profissão.

Esse especialista, contribui para que os países mantenham uma comunicação a respeito de diversos temas como: comercial, econômico, político, etc. O foco é estabelecer acordos justos e saudáveis entre esses países. 

Turismo

Essa ocupação, faz o planejamento de eventos ou viagens para qualquer lugar do mundo. Para conseguir organizar esses roteiros, é necessário se comunicar com diversas empresas e pessoas de vários lugares do mundo, tornando assim, o inglês indispensável.

É preciso conhecer a língua de forma fluente, pois as áreas de atuação, dentro dessa profissão, são diversas. É necessário compreender sobre: agências de viagens, alimentos e bebidas (para atuar em restaurantes ou áreas parecidas), ecoturismo, eventos, hotelaria, marketing, planejamento dentre outras. 

Comunicação

O profissional dessa área,  precisa lidar com os processos da comunicação e a forma como ela é transmitida e compreendida. Então, precisa dominar a sua própria língua, tanto que o curso tem diversas disciplinas que focam nessa característica.

E é importante, também, estar por dentro do inglês, até por ser uma das línguas mais populares do mundo. 

Tecnologia da informação

O profissional  de TI é responsável por organizar as informações em redes de computadores. Ele também precisa compreender de processamentos de dados e engenharia de software. A maioria dos programas utilizados para fazer esses trabalhos, são em inglês, daí a importância de conhecer com bastante propriedade a língua. 

Qual a importância do inglês para a vida profissional?

Diante de todas as áreas de atuação que falamos aqui, foi possível observar, que de fato, a língua faz parte da rotina de cada um desses profissionais, no entanto, o estudo do inglês ajuda a desenvolver diversas áreas da vida profissional independente da sua área de atuação.

Nós separamos a seguir, alguns pontos importantes a respeito dos estudo da língua, para que você se sinta motivado:

  1. O inglês melhora o desempenho do seu negócio

Se você trabalha com marketing ou com vendas de uma maneira geral, saiba que o inglês ajuda na captação de novos clientes. Pense que você poderá se relacionar com pessoas de todo o mundo. Isso aumenta o seu campo de visão e oportunidades.

  1. O inglês pode proporcionar uma maior remuneração

Muitas empresas esperam por esse tipo de profissional, quando conseguem encontrar, remuneram esses trabalhadores muito bem. 

  1. O inglês faz com que você cresça profissionalmente

Profissionais que estão em busca de uma nova recolocação, podem desfrutar do inglês para que os seus currículos ganhem uma maior credibilidade e chame a atenção de empresas.

Quem já está empregado, pode experimentar uma atualização profissional através da língua, além de poder expandir os seus horizontes com uma promoção, por exemplo. 

  1. O inglês aumenta o seu Networking

Você terá a oportunidade de se comunicar com um número maior de pessoas. Você irá criar uma rede de contatos poderosa, além de desenvolver uma colaboração com um maior número de profissionais.