6 dicas para se destacar no ambiente de trabalho

Com o mercado cada vez mais competitivo e a retração econômica que gera desemprego, se destacar no ambiente de trabalho se torna algo extremamente importante. Observe essa frase mencionada por Fábio Arruda: “ A maneira como você se apresenta reflete ao mundo a importância que você dá a si mesmo”. No meio corporativo é preciso refletir a imagem de um profissional engajado e interessado na atividade ao qual exerce. 

Para se destacar no seu ambiente de trabalho, é preciso levar em consideração a atividade e as características do local. Contudo, de uma maneira geral atitudes específicas e pontuais geram alguma diferença nesse cenário. São pontos cruciais que com farão a diferença em qualquer ambiente em que sejam aplicadas. Ficou interessado? Então continue a leitura, que iremos explicar mais detalhadamente ponto a ponto.

trabalho
Fonte: Imagem Internet

Confira algumas dicas para se destacar no seu ambiente de trabalho de maneira definitiva e quem sabe conquistar uma promoção ou aumento.

Respeite os horários e regras

Sabemos que essa é uma dica um pouco óbvia. No entanto, algumas pessoas têm muita dificuldade de respeitar horários e regras. Em alguns casos, esse subterfúgio é utilizado para chamar a atenção do chefe para alguma questão. No entanto, o efeito desse tipo de postura é completamente oposto ao resultado esperado. 

Respeite os horários e as regras do seu ambiente de trabalho, observando também as condutas desejáveis. Isso abrirá portas para que você seja contado como um profissional responsável e diligente. Lembre-se que aqueles que crescem na empresa em que atuam ou em um emprego próximo, são geralmente aqueles profissionais que demonstram um mínimo de comprometimento, o respeito ao horário é um dos pontos  dessa característica. 

Esteja preparado para tudo

Se mantenha sempre atualizado e atento aos eventos da empresa ao qual você atua. É possível que ocorra alguma movimentação nos cargos ou nas funções e se você estiver pronto, pode se beneficiar com isso.

Aprenda também a cooperar com a sua equipe de trabalho, esteja sempre disponível para auxiliar alguém com um cargo superior ou inferior a você. Entenda que uma empresa não funciona só com a atuação de uma pessoa é uma equipe trabalhando junta visando um objetivo em comum

Observe a ética profissional

A ética profissional, proporciona uma maior produtividade e integração entre os funcionários. A ética está diretamente relacionada ao caráter. Um profissional que não é ético corre sérios riscos de não encontrar lugar no mercado. Em contrapartida, uma boa conduta pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso

Entregue mais que o esperado 

Ultrapasse as expectativas do seu chefe e colegas. Faça mais do que o determinado, respeitando sempre os seus limites. Faça com que a sua jornada seja leve e produtiva, isso passa uma imagem de interesse e gosto pelo trabalho. 

Tenha energia

Nada de ficar se queixando de cansaço, ou ficar se esforçando para demonstrar essa aparência. Demonstre sempre disponibilidade e energia para que você seja cotado como um profissional engajado. Seja apaixonado pela sua atividade e isso irá se refletir no humor e no trabalho de uma maneira geral. 

Tenha uma linguagem corporal confiante

A linguagem corporal pode parecer apenas um detalhe. Porém, não é bem assim que funciona principalmente no meio corporativo onde estamos sendo analisados o tempo inteiro. Estudos científicos comprovam que a nossa postura reflete exatamente aquilo que nós estamos pensando. Ou seja, se você pensa que é um líder ou um profissional muito bem conceituado, então, terá uma postura equivalente.